Deficiência Motora
Considera-se deficiência motora qualquer défice ou anomalia que tenha como consequências uma dificuldade, alteração e/ou a não existência de um determinado movimento considerado normal no ser humano.
As alterações dos movimentos podem ter origem em alterações dos grupos musculares, da estrutura óssea, da estrutura ósseo-articular ou em anomalias do Sistema Nervoso Centra. Podem ter um carácter definitivo (estável, isto é, que não sofre alterações com o tempo) ou evolutivo (que tem tendência a modificar-se ao longo do tempo).
As causas das deficiências motoras são várias:
Deficiências motoras que têm origem em lesões cerebrais; deficiências motoras com origem não cerebral causadas por factores externos (traumatismos); ou por factores internos (tuberculose óssea, reumatismos, etc).
Deficiência motora de origem cerebral; a paralisia cerebral pode dar a origem de vários quadros clínicos, uma grande parte das lesões cerebrais acontecem no período pré - natal e também no período pós - natal, e aqui existe uma prevalência maior, como exemplo temos o traumatismo cranioencefálicose, infecções como: meningite bacteriana, entre outras.